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segunda-feira, 26 de agosto de 2013

O que é preciso para ter um Cabelo Bonito e Saudável


    Alimentação saudável e balanceada ajuda a ter cabelos fortes, bonitos, brilhantes e diminuir a queda. Certos alimentos fornecem os nutrientes necessários para a preservação capilar. 

  Segue uma relação de nutrientes e alimentos que devem ser consumidos regularmente para que alcancem o efeito esperado:
  • Ferro: fortalece os fios dos cabelos. Encontrado em alimentos como carnes vermelhas, miúdos, brócolis, espinafre, lentilha, feijão.  
  • Zinco: estimula a multiplicação das células, favorecendo o crescimento e o fortalecimento dos cabelos, além de reduzir a oleosidade. Principais fontes: carnes, fígado, gema de ovo, grãos integrais, crustáceos, farelos de trigo, nozes.
  • Magnésio: é essencial para formação de proteínas que constituem os fios, assim como a queratina. Ele pode ser encontrado na carambola, melão, abacaxi, nozes e frutos do mar.
  • Potássio: mantém a flexibilidade e a hidratação e está presente nos alimentos como carnes magras, amêndoa, uva e semente de girassol.
  • Cobre: ajuda no crescimento e age nos pigmentos que dão cor aos fios. Principais fontes: nozes, castanha, legumes, grãos integrais, crustáceos, fígado.
  • Cálcio: a falta do mineral deixa os fios mais quebradiços e finos, por isso o consumo do leite e seus derivados, sardinha e salmão são tão importantes.
  • Proteínas: estimulam o crescimento e o fortalecimento dos cabelos. Principais fontes: carnes vermelhas, frango, peixe, grãos, ovos, queijo e derivados de leite.
  • Vitamina C: antioxidante que contribui para o bom funcionamento das células. Principais fontes: morango, laranja, limão, acerola, tomate e folhas verdes.
  • Vitamina E: previne o aparecimento dos radicais livres e auxilia na formação de um novo cabelo. Fontes: óleos vegetais, nozes, amendoim, peixes, verduras e gema de ovo. 
  • Ácidos graxos poliinsaturados: os mais conhecidos são o ômega 3 e o ômega 6. Eles hidratam e dão força e brilho aos fios. Suas principais fontes são: linhaça, salmão, atum, sardinha, azeite, nozes, castanhas e óleos de soja, canola e milho.
   Além de uma alimentação saudável, balanceada e variada é importante manter-se hidratada e beber de 8 a 10 copos de água por dia.

Referências:

maisequilibrio.terra.com.br/alimentos-para-um-cabelo-bonito-e-saudável
tuasaude.com/alimentos-contra-queda-de-cabelo
 

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